
Apresentação
A Misericórdia do Fundão: 500 Anos de Solidariedade
Congresso de Encerramento das Comemorações
3-4 Março 2017
Antigo Hospital SCMF
A Santa Casa da Misericórdia do Fundão em colaboração com a Universidade da Beira Interior vai realizar nos dias 3 e 4 de março de 2017 o Congresso “A Misericórdia do Fundão, 500 anos de Solidariedade”. Os trabalhos terão lugar no auditório da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
O encontro destina-se a historiadores, investigadores e estudantes de história e áreas afins e encerra as comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
O Congresso de formato misto – apresentação de comunicações e intervenção de especialistas – será orientado para a história da Misericórdia do Fundão e atualidade das Misericórdias enquanto instituições de solidariedade.

Objetivos
O Congresso tem como propósito a promoção da análise e discussão quanto à importância histórica e social da intervenção das Misericórdias desde as suas origens até à atualidade.
A promoção da atividade científica em torno das Obras de Misericórdia e a adaptação da matriz das Santas Casas à evolução da sociedade é outros dos objetivos.
A partilha de resultados científicos desenvolvidos por investigadores e estudiosos como elo de aproximação entre Misericórdias merece igual ênfase.

Metodologia
O Congresso aceita inscrições para a apresentação de comunicações.
As mesmas devem corresponder à temática e subtemas do Congresso e devem ser concretizadas até dia 31 de janeiro através do e-mail congresso500anos@misericordiafundao.pt
Os candidatos deverão apresentar currículo e breve exposição da comunicação
As candidaturas de apresentação serão apreciadas no prazo de 10 dias findo o qual a Comissão Científica do Congresso comunica quais as comunicações selecionadas.
As comunicações apresentadas e discutidas no Congresso serão publicadas num Livro de Atas a ser editado no decurso de 2018.
Inscrições
As Misericórdias representam uma das mais antigas e genuínas expressões institucionais da identidade portuguesa na área da assistência pública. Com efeito, elas têm assumido, na forma de missão, nos espaços da portugalidade, o alto valor da solidariedade, a partilha fraterna e o conforto nos momentos críticos da vida. Informadas pelo humanismo cristão, atingiram ou estão a atingir o meio milênio de respostas efetivas às necessidades materiais e espirituais tanto na forma pessoal como coletiva.
Em simultâneo, têm promovido a formação humana, cultural e artística, a valorização do património material e imaterial, o salutar encontro entre gerações, numa espécie de conjunção do que houve de melhor no passado à realização das mais deslumbrantes expectativas do futuro, daí a sua abertura ao voluntariado, aos atos cívicos de criação e promoção do bem-estar e fazer nas comunidades em que se inserem.
Neste espírito, se enquadra a Santa Casa da Misericórdia do Fundão, que no âmbito das Comemorações dos seus Quinhentos Anos programou para os dias 3 e 4 de março de 2017 um Congresso Nacional a ter lugar nesta cidade com a ambição de nele surgirem novas ideias e práticas vindas da investigação sobre o fenómeno humano do passado e do presente para uma sociedade mais justa, equilibrada e amiga no futuro.
Pretendemos que a realização deste se constitua um momento oportuno e sem complexos de debate, com dimensões plurais, académicas, artísticas, científicas, cívicas e éticas, de formação e de convívio, que cimente e valorize a todos os níveis a missão humanista destas magníficas instituições.
Estou seguro de que o programa global do Congresso será do vosso interesse e que poderemos contar com a vossa contribuição e participação para o enriquecimento de todos nós e a todos os níveis. Assim, formalizamos o convite para a apresentação de comunicações a esta realização.
A inscrição depois de preenchida deverá ser enviada para o seguinte mail:
NOTA: Ação de curta duração em creditação com 0,2 créditos pelo CFAEBI para
professores de História (G.200 e 400), EMRC (G.290) e Artes Visuais (G.600)
Oradores

"As Misericórdias na Beira Interior"

Programa
Temas
-
A Santa Casa do Fundão história e atualidade;
-
Missão e valores das Misericórdias, da fundação aos nossos dias: a solidariedade, o ensino e a saúde;
-
Os congressos das Misericórdias e o intercâmbio nacional e internacional como elo de desenvolvimento;
-
As Misericórdias, os emigrantes e imigrantes;
-
As Misericórdias, a Igreja e o Estado: a experiência da democracia e as parcerias de desenvolvimento;
-
Figuras Locais e Nacionais na História das Misericórdias;
-
As Misericórdias e a defesa do património documental e artístico;
-
Misericórdias e Lusofonia: Experiências de voluntariado;

Sala de Imprensa
Nota de Imprensa (21-11-2016)

28-12-2016
Ecclesia
A comissão científica do congresso é composta por Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa da História; Vítor Serrão, historiador e professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e António Santos Pereira professor na Universidade da Beira Interior e diretor do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

22-11-2016
Radio Cova da Beira
A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF), em colaboração com a Universidade da Beira Interior, encerra as comemorações dos 500 anos da instituição com a realização nos dias três e quatro de março de 2017 de um congresso sobre o tema “A Misericórdia do Fundão: 500 anos de Solidariedade”...

Divulgação
Video institucional da
Santa Casa da Misericórdia do Fundão
Cartaz do Congresso
Patrocínios














